Realidade Aumentada para os Negócios: Benefícios e Aplicações

A Realidade Aumentada (AR) e a Realidade Virtual (VR) são tendências tecnológicas que estão em evidência nos últimos anos. São ferramentas utilizadas para unir o mundo virtual com o físico, de forma interativa. 

Analisando a realidade aumentada da perspectiva dos negócios, ela oferece uma nova maneira de interagir com clientes e colaboradores. Muitas vezes chamadas de tecnologias irmãs, AR e VR são inovações com um enorme potencial de mercado que está apenas nos estágios iniciais. 

Usos da Realidade Aumentada nas empresas

Varejo 

No varejo a Realidade Aumentada possui inúmeras aplicações e oportunidades. A empresa Converse utiliza o aplicativo Sampler, que permite aos clientes experimente o seu modelo favorito pelo celular. 

Já o EBay Inc. anunciou que está trabalhando em um Kit AR para tornar as compras mais divertidas. Os vendedores conseguirão por exemplo, definir o tamanho certo da caixa para um produto, sobrepondo a caixa sobre uma mercadoria. 

 Imobiliário 

A AR tem muito a oferecer ao setor imobiliário, ajudando os trabalhadores da área civil a trazerem as plantas e as imagens para os clientes verem como a sua nova casa pode parecer. 

A AR também pode ser aplicada no design de interiores, sendo utilizada para tomar uma decisão sobre qual tamanho de mobília escolher. Um dos principais exemplos vem da IKEA. O seu aplicativo IKEA Place AR facilita a decisão de compra permitindo ao cliente “experimentar” as peças nos cômodos da casa, tirar fotos e fazer vídeos com ele inserido nos locais, é tão preciso que o consumidor consegue ver até a textura da mobília. 

Turismos e Mapas 

Na área do turismo, a tecnologia de realidade aumentada pode ser utilizada para oferecer informações mais relevantes sobre exposições e museus, além de ser possível ver detalhadamente um item, foto ou objeto de uma exposição. Placas de ruas, mapas de estradas que ajudam a navegar e explorar cidades e passeios em hotéis. 

Industria 

Nessa área, a realidade aumentada pode acelerar os processos de produção na fábrica. Gerentes de projeto podem monitorar os processos do trabalho em tempo real através de marcadores AR no equipamento.  

Além disso, economizam tempo utilizando mapas e plantas digitais, apontando um dispositivo para o local e mostrando como a peça de uma máquina se encaixará na construção final. 

Os grandes magnatas da tecnologia estão em uma corrida para apresentar a melhor experiência de AR possível. E embora tenham um grande caminho pela frente, as tecnologias atuais proporcionam às empresas muitas oportunidades de se beneficiar.

A sua empresa já está preparada para a nova era da tecnologia?

 

Leave a Comment